Com o tema principal “Democracia e Saúde”, a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional discutiu hoje (14), em Piracanjuba, os eixos temáticos que envolvem: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento. Com uma plenária lotada e ampla participação dos profissionais da área, bem como da população, o encontro reforçou a ideia de que essas mobilizações são fundamentais para a gestão analisar as demandas e prioridades locais, além de formular propostas que visem o enfrentamento de várias necessidades.

O encontro, realizado na sede do Rotary Club, contou com especialistas que discorreram sobre os mais diversos assuntos, além do prefeito João Barbosa e da secretária municipal de Saúde, Jaqueline Rocha. Os vereadores Eduardo da São Vicente e Leandro Romano, presentes no evento, lembraram que os temas são importantes e motivaram intensos debates que deram voz a todos que compõem o Sistema Único de Saúde. “As propostas apresentadas e que devem ser aprovadas objetivam fortalecer o grupo, firmando o seu papel imprescindível para a garantia do direito fundamental à saúde da população piracanjubense. Isso é importantíssimo”, declararam.

O vereador Wesley Lima, que estava em outro compromisso durante o evento, fez questão de enviar uma mensagem para a secretária de Saúde do município, enfatizando que esses encontros estabelecem diálogos com a população piracanjubense acerca da saúde, e é fundamental para melhorar significativamente o atendimento em várias faces. Ao final fez questão de parabenizar a todos pela ação.

Com o objetivo de fomentar o fazer artístico nas escolas e estimular as produções estudantis e amadoras de música, o CEPI Ruy Brasil Cavalcante promove no próximo dia 22, o FESTMEST – Festival de Música Estudantil, que chega a sua 19° edição.

O evento, com início previsto para às 19h, será realizado no Palácio das Orquídeas. Desta edição participam bandas e cantores solos de várias escolas.

Na Sessão desta segunda-feira (11), o diretor do CEPI, Daniel Bessa, fez uso da Tribuna e na oportunidade ressaltou o resgate cultural e educacional que o festival proporciona. Daniel solicitou ainda apoio da Casa de Leis para destinação da premiação aos vencedores. Na ocasião, cada parlamentar relembrou momentos vividos durante a vida escolar e reafirmaram apoio para o evento.

Os vereadores de Piracanjuba devem discutir na Sessão desta segunda-feira (11), às 19h, 20 proposituras, como Projetos de Lei do Executivo, Projetos de Resolução, além dos Projetos do Legislativo.

Entre eles está o da Planta de Valores Imobiliários e Tabela de Preços de Imóveis do município. Estão na pauta, entre outras, matérias relativas ao pagamento do Piso Nacional de Salário; concessão de bolsas de estudo; remoção de veículos abandonados em vias públicas; proibição da interrupção do fornecimento de água e luz em alguns dias da semana, quando há inadimplência; pagamento de multa para quem praticar atos de crueldade contra animais.

Na tarde de hoje, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), Yuri Santiago, se reuniu com os vereadores Wesley Lima e Claudiney Machado, secretário e membro, respectivamente, a fim de nortear os trabalhos e pareceres da comissão. De acordo com Yuri, o encontro deve ocorrer semanalmente.

O parlamentar reforça ainda que um dos motivos que torna a CCJ relevante para o município é o seu papel na aprovação de leis. “A Comissão tem a atribuição de se manifestar sobre todas as questões de grande relevância que passam pela Casa de Leis. Por isso daremos uma atenção ainda mais especial”, ressaltou.

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (4), foram escolhidos os presidentes das seis comissões da Câmara de Piracanjuba. As comissões são órgãos técnicos responsáveis pela análise dos projetos de lei.

Nelas, um grupo de vereadores faz pareceres sobre projetos vinculados a um tema específico, como saúde, obras, finanças, educação, entre outros. Em alguns casos, são as comissões que decidem pela aprovação ou rejeição de uma proposta legislativa que não precisa ser analisada pelo Plenário.

Mas, mesmo quando as propostas vão obrigatoriamente ser votadas em Plenário, são as comissões que emitem opinião técnica sobre seu assunto específico.

Veja a relação:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação
- Presidente: Vereador Yuri Santiago Alves 
- Secretário: Vereador Wesley Rodrigues de Lima 
- Membro: Vereador Claudiney Antônio Machado

Comissão de Finanças e Orçamentos
- Presidente: Vereador Wesley Rodrigues de Lima
- Secretario: Vereador Reginaldo Moreira da Silva
- Membro: Vereador Eduardo Gomes Bernardes

Comissão de Obras e Serviços Públicos
- Presidente: Vereador Claudiney Antônio Machado
- Secretario: Vereador Luiz Carlos Nunes de Sousa Junior
- Membro: Vereador Rogério Valdivino Pinheiro

Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social
- Presidente: Vereador Leandro Cesar Pinheiro Romano
- Secretario: Vereador Yuri Santiago Alves
- Membro: Vereador Luiz Carlos Nunes de Sousa Junior

Comissão de Saúde e Saneamento
- Presidente: Vereador Luiz Carlos Nunes de Sousa Junior
- Secretario: Vereador Yuri Santiago Alves
- Membro: Vereador Bruno Vicente da Silva

Comissão de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
- Presidente: Vereador Leandro Cesar Pinheiro Romano
- Secretario: Vereador Yuri Santiago Alves
- Membro: Vereador Bruno Vicente da Silva

Fale Conosco

Câmara Municipal de Piracanjuba, Poder Legislativo Municipal, fica localizada na Praça Wilson Eloy Pimenta, nº 516, Centro, Piracanjuba - Goiás, Cep: 75.640-000.
Praça Wilson Eloy Pimenta, nº 516
+55 64 3405-4205
camaramunicipal01@outlook.com
Horário de Funcionamento
08:00 - 11:00 às 13:00-17:00
De Segunda-feira a Sexta-feira.

Últimas Notícias

Newsletter

Fique atento às nossas últimas notícias!