Quem passou por alguns bairros de Piracanjuba deparou-se com galhos das árvores nas ruas durante dias. A secretaria de Obras do município chegou a intervir no serviço e auxiliar na retirada do material em setores, como por exemplo, no Residencial das Orquídeas. As podas começaram há pouco mais de um mês e, entre as plantas que passaram pelo processo, estavam árvores de diferentes espécies. O serviço realizado por empresa que administra o serviço público de energia deixou moradores inconformados com as podas drásticas em diversas localidades.

Após a discussão em torno das podas, o vereador Wesley Lima apresentou o Projeto de Lei Nº 23/19 que trata sobre os critérios mínimos para a realização de serviços de poda ou cortes de árvores que estejam em contato com as redes de distribuição de energia elétrica, a serem observados pela empresa concessionária do serviço público de energia ou sua terceirizada.

Wesley ressalta no projeto que para realização do serviço deverá ser observado, além das normas técnicas de segurança, critérios como uma poda de forma homogênea e regular em toda a copa da árvore que esteja em contato com a rede elétrica. Os galhos e resíduos decorrentes dos serviços realizados deverão ser retirados do local pela empresa responsável, que dará a destinação correta para o material de acordo com as determinações da Secretaria municipal do Meio Ambiente.

O parlamentar ressalta ainda que o plantio e a manutenção de vegetação em distância segura da rede elétrica são soluções simples, que devem ser adotadas pela população em geral. Ele alerta, no entanto, que o corte ou a poda de árvores devem ser realizados por pessoas habilitadas e de forma segura. “É de extrema importância que a população entenda que as árvores plantadas em seus quintais são de responsabilidade particular. Dessa forma, ao perceber que os galhos estão crescendo muito, o dono do imóvel ou representante, deve providenciar a poda preventiva. Cabe lembrar que esse é um serviço a ser realizado por pessoa habilitada e equipada de forma segura. Para evitar transtornos, realize a poda da árvore antes que cresça demais. O que nós estamos pedindo é que quando for feito o serviço por empresa autorizada, que elas tenham um cuidado especial com as árvores da nossa população”, ressaltou.

O Projeto está sendo discutido pelo Plenário da Câmara. Se aprovado, o descumprimento da Lei acarretará aos infratores multa de acordo com o Código de Postura do município.

A comissão organizadora do Campeonato de Estilingue divulgou hoje o cronograma da 4ª edição da disputa que ocorrerá no dia 14 de abril. Segundo informou Clarismar Vieira, as inscrições já estão abertas e esse ano o evento deve contar com novidades. “Portanto, pedimos que as pessoas interessadas já façam suas inscrições. Nos procurem e venham disputar uma modalidade diferente, mas que ganha adeptos a cada ano”, disse.

O anúncio foi feito durante encontro na Câmara Municipal, da qual participaram os vereadores Clayton Machado e Eduardo da São Vicente. Ambos ressaltaram apoio ao evento.

A ideia, que surgiu numa roda de amigos, conta ainda com a organização de Gilson Pontes de Oliveira (presente na reunião) e Glauber Bittar. Participou também o secretário de Esportes, Lucivalter Kamenak.

O evento será realizado no Clube dos 30, a partir das 9h, com entrada franca. Reúna os amigos e participe deste encontro. Haverá premiações para as três primeiras colocações.

Os interessados devem se inscrever para a disputa, nos telefones (64) 99292-0910 ou (64)992118150.

Com o tema principal “Democracia e Saúde”, a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional discutiu hoje (14), em Piracanjuba, os eixos temáticos que envolvem: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento. Com uma plenária lotada e ampla participação dos profissionais da área, bem como da população, o encontro reforçou a ideia de que essas mobilizações são fundamentais para a gestão analisar as demandas e prioridades locais, além de formular propostas que visem o enfrentamento de várias necessidades.

O encontro, realizado na sede do Rotary Club, contou com especialistas que discorreram sobre os mais diversos assuntos, além do prefeito João Barbosa e da secretária municipal de Saúde, Jaqueline Rocha. Os vereadores Eduardo da São Vicente e Leandro Romano, presentes no evento, lembraram que os temas são importantes e motivaram intensos debates que deram voz a todos que compõem o Sistema Único de Saúde. “As propostas apresentadas e que devem ser aprovadas objetivam fortalecer o grupo, firmando o seu papel imprescindível para a garantia do direito fundamental à saúde da população piracanjubense. Isso é importantíssimo”, declararam.

O vereador Wesley Lima, que estava em outro compromisso durante o evento, fez questão de enviar uma mensagem para a secretária de Saúde do município, enfatizando que esses encontros estabelecem diálogos com a população piracanjubense acerca da saúde, e é fundamental para melhorar significativamente o atendimento em várias faces. Ao final fez questão de parabenizar a todos pela ação.

Com o objetivo de fomentar o fazer artístico nas escolas e estimular as produções estudantis e amadoras de música, o CEPI Ruy Brasil Cavalcante promove no próximo dia 22, o FESTMEST – Festival de Música Estudantil, que chega a sua 19° edição.

O evento, com início previsto para às 19h, será realizado no Palácio das Orquídeas. Desta edição participam bandas e cantores solos de várias escolas.

Na Sessão desta segunda-feira (11), o diretor do CEPI, Daniel Bessa, fez uso da Tribuna e na oportunidade ressaltou o resgate cultural e educacional que o festival proporciona. Daniel solicitou ainda apoio da Casa de Leis para destinação da premiação aos vencedores. Na ocasião, cada parlamentar relembrou momentos vividos durante a vida escolar e reafirmaram apoio para o evento.

Os vereadores de Piracanjuba devem discutir na Sessão desta segunda-feira (11), às 19h, 20 proposituras, como Projetos de Lei do Executivo, Projetos de Resolução, além dos Projetos do Legislativo.

Entre eles está o da Planta de Valores Imobiliários e Tabela de Preços de Imóveis do município. Estão na pauta, entre outras, matérias relativas ao pagamento do Piso Nacional de Salário; concessão de bolsas de estudo; remoção de veículos abandonados em vias públicas; proibição da interrupção do fornecimento de água e luz em alguns dias da semana, quando há inadimplência; pagamento de multa para quem praticar atos de crueldade contra animais.

Na tarde de hoje, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), Yuri Santiago, se reuniu com os vereadores Wesley Lima e Claudiney Machado, secretário e membro, respectivamente, a fim de nortear os trabalhos e pareceres da comissão. De acordo com Yuri, o encontro deve ocorrer semanalmente.

O parlamentar reforça ainda que um dos motivos que torna a CCJ relevante para o município é o seu papel na aprovação de leis. “A Comissão tem a atribuição de se manifestar sobre todas as questões de grande relevância que passam pela Casa de Leis. Por isso daremos uma atenção ainda mais especial”, ressaltou.

Fale Conosco

Câmara Municipal de Piracanjuba, Poder Legislativo Municipal, fica localizada na Praça Wilson Eloy Pimenta, nº 516, Centro, Piracanjuba - Goiás, Cep: 75.640-000.
Praça Wilson Eloy Pimenta, nº 516
+55 64 3405-4205
camaramunicipal01@outlook.com
Horário de Funcionamento
08:00 - 11:00 às 13:00-17:00
De Segunda-feira a Sexta-feira.

Últimas Notícias

Newsletter

Fique atento às nossas últimas notícias!