O funcionalismo é a mola propulsora da administração pública, desta forma o vereador Wesley Lima voltou a cobrar do Executivo explicações sobre os atrasos que vem ocorrendo nos últimos meses.

Wesley mostra o pedido que vem fazendo desde maio de 2018, uma Indicação, solicitando que a Prefeitura observe o disposto previsto no Art. 125 da Lei Orgânica que prevê a obrigatoriedade de efetuar o pagamento aos funcionários até o 1º dia do mês subseqüente. O parlamentar defende que a medida é necessária para que os servidores possam honrar seus compromissos mensalmente, fazendo jus ao salário referente ao trabalho realizado.

O vereador lembra que não há dúvidas sobre o que diz a Lei. “O pagamento de salários na data acordada trata-se de direito fundamental e indisponível ao trabalhador. Tais considerações são de extrema relevância para que o funcionalismo seja valorizado. Pagar em dia é valorizar o servidor. Atualmente se paga até o quinto dia útil e já tivemos algumas ocasiões em que esse pagamento acabou ultrapassando a data. Tudo que estamos solicitando é que o referido pagamento seja honrado preferencialmente até o dia 1º de cada mês”, afirma Wesley.

 

O vereador Wesley Lima solicitou informações sobre a falta de materiais nos consultórios odontológicos das Unidades Básicas de Saúde de Piracanjuba. Em requerimento enviado a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Rocha, em agosto de 2019, o parlamentar relata que foi procurado por um grande número de pessoas que denunciaram a falta dos materiais. “A população que necessita de tratamento dentário não consegue ter um bom atendimento por falta desses itens indispensáveis. E a demanda só aumenta em nossa cidade”, argumentou.

Wesley acrescenta ainda que foi constatado durante as visitas que uma lista dos materiais em falta foi enviada para a secretaria de saúde em outubro de 2018 e mesmo agora em 2019, alguns itens ainda não foram adquiridos.

O parlamentar já organiza para os próximos dias outras visitas, a fim de verificar o resultado das cobranças apresentadas.

Wesley 2

Clayton Machado - PSD

A Câmara Municipal de Piracanjuba encaminhou inúmeros requerimentos e indicações ao executivo municipal. Muitos destes pedidos já foram atendidos e executados, outros foram protocolados aguardando a liberação dos recursos para iniciar as implantações, contando com o apoio dos parlamentares. Diversas obras no campo da infraestrutura foram propostas à prefeitura, que nesta gestão tem trabalhado em parceria com o Legislativo, como calçamento e pavimentação asfáltica, sinalização de trânsito, reposição de luminárias, limpeza urbana, além da indicação de reformas em pontos da zona rural, construção de uma nova delegacia, entrega de aparelhos para o Hospital Municipal, apoio ao esporte e muito mais. Em outras ocasiões, a Câmara propôs requerimentos cobrando explicações sobre o andamento de obras e outras ações que deveriam ser realizadas pela Prefeitura, além dos vários projetos de lei propostos.

Câmara Em Ação

Sempre preocupado em não só atender a voz do povo, mas, prestar conta sobre suas ações na sociedade, os vereadores usam constantemente os meios e veículos de comunicação para inteirar e informar a população de Piracanjuba sobre as atividades e ações desenvolvidas frente à Câmara. Criou assim, o Programa Câmara em Ação, veiculado toda quarta-feira, às 8h30 na rádio Orquídea 98,7 FM. Outras ações podem ser acompanhadas ainda no Facebook Oficial @Câmara Municipal de Piracanjuba e no site www.camaradepiracanjuba.go.gov.br.

--

Bruno Vicente - SD

O vereador Bruno Baiano reforçou o seu pedido apresentado à Prefeitura, onde solicita que sejam tomadas providências urgentes para manutenção e recuperação da Ponte da Avenida Antônio Batista Arantes. Bruno lembra que o local, ao lado da madeireira Padre Anchieta, precisa de manutenção antes do período chuvoso, pois a ponte pode não resistir e causar danos à população.

O parlamentar enviou, em outra ocasião, um ofício ao deputado Estadual Amauri Ribeiro solicitando a regionalização do Hospital Municipal. Bruno relembra que não é segredo para ninguém que o município se encontra em situação financeira “caótica” e o Estado assumindo as responsabilidades do hospital, iria desonerar os cofres públicos, além de melhorar a qualidade de atendimento a toda população.

--

Wesley Lima - PSD

O vereador Wesley Lima apresentou na sessão desta segunda-feira (19), o Projeto de Lei que cria o “Programa Prata da Casa”. A ação prevê que grupos, bandas, cantores ou instrumentistas locais, participem de eventos musicais promovidos em Piracanjuba e que contenham financiamento público. O PL está sendo discutido na Câmara e se aprovado seguirá para sanção do prefeito João Barbosa. Outra propositura apresentada pelo parlamentar autoriza o Poder Executivo a conceder isenção de IPTU aos portadores de doenças graves, incapacitantes e aos doentes em estágio terminal. Na oportunidade, o vereador Wesley Lima solicitou, por meio de Requerimento, informações a respeito do atraso do pagamento de 1/3 de férias, horas extras e a dobra de carga horária de servidores que fizeram correspondente ao mês trabalhado. Ele lembra que são constantes as reclamações envolvendo o assunto. Os servidores estão preocupados e insatisfeitos com a falta de pagamento dos seus direitos, principalmente para servidores da educação, saúde e obras.

--

Claudiney Machado - DEM

Objetivando proporcionar mais segurança ao cidadão, o vereador Claudiney solicitou que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, instale corrimão na ponte que dá acesso ao Country Clube, na Rua Marechal Teodoro da Fonseca. “No local há um grande fluxo de pedestres e veículos, e por várias vezes os moradores já solicitaram a obra. A ausência do corrimão oferece um grande risco à segurança dos pedestres”, ressalta. Em outra oportunidade, o parlamentar solicitou também a instalação de um ponto de ônibus no Setor Aeroporto Sul. A ideia é oferecer um melhor atendimento para alunos e moradores que fazem uso do transporte público oferecido na região. Claudiney lembra ainda que não há na localidade nenhum ponto de apoio que ofereça abrigo, com banco e cobertura, o que acaba piorando a situação em dias chuvosos.

--

Reginaldo Silva - PDT

Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde, o parlamentar solicitou que a Secretaria Municipal de Saúde tome as devidas providências para contratar um médico oftalmologista para atendimento gratuito no município. Reginaldo ressalta que é dever de todo bom gestor zelar pelo bem estar do cidadão. Em muitos casos a população não tem acesso ou condições de arcar com esse tipo de exame. Ele solicitou também que sejam realizados atendimentos médicos no Rochedo, Trevo Floresta, Areia e Assentamento Boa Esperança com mais peridiocidade. A finalidade é fornecer serviços e diagnósticos aos moradores dessas regiões que sofrem com a falta de atendimento. Reginaldo lembra que muitos moradores, quando necessário, precisam se locomover até o município, com o objetivo de buscar atendimento. E defende acreditar que a Prefeitura, por meio de sua secretaria, tem mostrado todo cuidado com aqueles que tanto sofrem com problemas de saúde. Mas a demanda é grande e esse número tem crescido ainda mais. Por isso é importante suprir essa carência.

--

Leandro Romano - PDT

Preocupado com a rotina e necessidade de pacientes que procuram diariamente o Hospital Municipal, o vereador Leandro Romano cobrou mais uma vez a contratação de um médico Clínico Geral. Leandro reforça que a ação proporcionaria resultados positivos e auxiliaria no atendimento em geral da unidade hospitalar. Com o grande fluxo de pacientes e a necessidade de atendimentos médicos no local, tanto para consulta, como para emergências, é necessário dois profissionais para melhor atender as necessidades da população. Na oportunidade, Leandro cobrou a instalação imediata do novo Raio-X adquirido recentemente. Em 2018 o parlamentar havia solicitado a troca do aparelho por um mais recente e com mais tecnologia, considerando que o anterior é ultrapassado, oferecendo dificuldades na visualização dos exames feitos.

--

Rogério Valdivino - PROS

Rogério (Iogurte) cobrou providências no sentido de conter o vazamento de esgoto no córrego das Lajes no Município, além da realização de limpeza nos bueiros da cidade. Em outra ocasião, solicitou reparos e o devido patrolamento nas estradas que dão acesso às regiões do Barreiro, Centro José Marcelino e Bom Jardim dos Dias. A ação proporcionaria mais condições de tráfego em estradas da região. E em junho deste ano foi enviado ofício ao prefeito João Barbosa solicitando que busque junto aos órgãos competentes a instalação de um redutor de velocidade na GO 147, chegando a Piracanjuba. O parlamentar defende que a presente indicação se faz necessária devido aos vários e graves acidentes que vem ocorrendo na referida rodovia. O redutor proporcionará mais segurança a todos.

--

Silvio Anderson - PR

A necessidade de mão única na Rua Vereador Hugo Vargas Batista Machado foi assunto na Câmara. O vereador Silvio Anderson (Nenê) ressalta que no local há um grande fluxo de veículos, bem como de caminhões que fazem descarga de produtos diariamente. O parlamentar ressalta que ouviu moradores sobre a mudança na rua - sentido Rodoviária, em frente a academia e o supermercado Super Center -. A propositura foi enviada ao prefeito João Barbosa. Em outra oportunidade, Silvio cobrou providências no sentido de se instalar um quebra mola na Rua Leopoldina de Souza, localizada no Setor Lima, ao lado da Igreja Divino Pai Eterno. Nenê ressalta que motoristas passam em alta velocidade e no local já ocorreram diversos acidentes. A ideia é evitar novos transtornos.

--

Luiz Carlos - PSL

A sinalização de trânsito ganhou destaque na Câmara. O vereador Luiz Carlos tem solicitado à secretaria municipal de Obras que sejam realizadas novas demarcações nas faixas de pedestres em toda cidade. O parlamentar justifica o pedido relatando episódios diversos em toda cidade, bem como reclamações dos moradores. Em várias ocasiões ocorreram incidentes, que poderiam ser evitados com as sinalizações mais visíveis. Luiz pede a pintura de quebra molas, faixas de pedestres, bem como a inclusão de placas em locais onde não há sinalização e a pintura das placas já existentes e que precisam de manutenção. Luiz Carlos também voltou a defender mais segurança ao cidadão. Ele tem buscado parcerias com o governo do estado, com o objetivo de aumentar o quantitativo policial na região, além de realizar campanhas para que o policiamento seja intensificado na zona rural.

--

Eduardo da São Vicente - PSC

O vereador Eduardo da São Vicente constatou a fala de medicamentos em unidades básicas de saúde de Piracanjuba. De acordo com o parlamentar, nos locais foi possível perceber a falta de remédios como, Amiodarona, Premarim, Dipirona gotas, Amoxilina comprimidos, Buscopam, Aerolim, Levoid, entre outros. As visitas ocorreram nos dias 19 de março e 4 de julho. No dia 23 de abril, entre uma visita e outra, Eduardo recebeu resposta via ofício da Secretaria de Saúde justificando a falta dos produtos. Diante os fatos, o vereador Eduardo informou o Ministério Público. Eduardo lembra que outra preocupação refere-se às pessoas que fazem uso de medicamentos para hipertensão e diabetes. Os próprios moradores relataram que alguns remédios estavam em falta. Algumas pessoas chegaram a confirmar que precisam se dirigir até uma farmácia para adquirir os medicamentos. Eduardo vai continuar buscando uma solução para questão.

--

Yuri Santiago - PSD

Com o crescente aumento no número de praticantes do ciclismo, nasceu a necessidade de se criar uma ciclovia em Piracanjuba. O assunto foi apresentado em Plenário pelo vereador Yuri Santiago. O parlamentar defende que a propositura é de suma importância, a fim de oferecer mais segurança a ciclistas, pedestres e motoristas. Ele acrescenta ainda que muitas pessoas utilizam uma bicicleta para ir trabalhar e com a criação da ciclovia, esse moradores passariam a ter um local mais seguro para transitar. Em outra ocasião, Yuri solicitou providências no sentido de se construir um campo de futebol no povoado Rochedo. A ação proporcionará aos desportistas um local próprio para desenvolver suas atividades. Por fim, ele Indicou a cobertura da quadra da Escola Municipal de Educação Básica José Marcelino de Lima. O pedido veio dos próprios moradores que buscam uma solução para a exposição dos alunos e professores a luz forte do Sol, bem como proteção também aos dias chuvosos, onde as aulas de educação física precisam ser interrompidas.

 

A constatação por parte do vereador Eduardo da São Vicente ocorreu durante visita às unidades básicas de saúde (UBSs) localizadas em vários bairros da cidade, no dia 4 de julho. De acordo com o parlamentar, no local, foi possível constatar a falta de remédios como, Amiodarona, Premarim, Dipirona gotas, Amoxilina comprimidos, Buscopam, Aerolim, Levoid, entre outros.

Eduardo relatou à reportagem que no dia 19 de março deste ano também visitou as unidades de saúde e na mesma época constatou a falta de alguns medicamentos. “No dia 23 de abril recebi resposta via ofício da Secretaria de Saúde justificando a falta dos medicamentos”, afirma. O documento aponta que as empresas vencedoras do pregão de licitação estão com dificuldades de entregar os medicamentos citados. Para outros remédios foi apontada a falta de matéria-prima. Já outros estão em fase de reposição. Diante os fatos, o vereador Eduardo informou o Ministério Público.

Outra preocupação refere-se às pessoas que fazem uso de medicamentos para hipertensão e diabetes. Os próprios moradores relataram que alguns remédios estavam em falta. Algumas pessoas chegaram a confirmar que precisam se dirigir até uma farmácia para adquirir os medicamentos.

O vereador também relatou que vai buscar uma solução. Para ele, as condições encontradas durante a fiscalização são inaceitáveis, colocando em risco não apenas o atendimento, mas a vida das pessoas que procuram pelo serviço de saúde. 

 

 

 

O movimento “Beba Mais Leite” completou três anos em 2019, em rede nacional. A ação ganhou ainda mais força com a veiculação dos benefícios do consumo de leite e derivados como parte de uma dieta saudável. Vários municípios goianos encamparam o movimento, que também ganhou discussão em Prefeituras e Câmaras municipais.

Em Piracanjuba, o presidente da Câmara, vereador Clayton Machado apresentou uma propositura solicitando que fossem tomadas providências com a finalidade de promover uma campanha em favor do incentivo do consumo de leite, por meio de divulgação de materiais de comunicação visual que poderiam ser afixados em máquinas e veículos públicos. Clayton lembra que a medida tem por finalidade promover a campanha, bem como demonstrar que a produção de leite é uma das maiores fontes de renda da cidade. “Essa campanha em favor do consumo de leite e seus benefícios nutricionais, enaltece o produto destaque da economia em nosso município”, diz.

O parlamentar ressalta também que os produtores têm sido manchetes em noticiários, sempre na luta pelo aumento do preço do leite e sua valorização. “Nada mais justo que todos abraçarem essa causa”, acrescenta.

Além de Piracanjuba, a campanha também ganhou repercussão no município de Cachoeira Alta. O prefeito Kelson Vilarinho tomou a iniciativa e conseguiu aprovar um projeto de Lei no município que autoriza os veículos públicos a estamparem o adesivo incentivando a população a beber mais leite. “Queremos que isso também ocorra em nossa cidade. Por isso, apresentei um Projeto com essa mesma finalidade”, completou Clayton.

A campanha ganhou adeptos entre deputados, produtores de leite, comerciantes e a comunidade em geral.

balanco presidente clayton machado

Fale Conosco

Câmara Municipal de Piracanjuba, Poder Legislativo Municipal, fica localizada na Praça Wilson Eloy Pimenta, nº 516, Centro, Piracanjuba - Goiás, Cep: 75.640-000.
Praça Wilson Eloy Pimenta, nº 516
+55 64 3405-4205
camaramunicipal01@outlook.com
Horário de Funcionamento
08:00 - 11:00 às 13:00-17:00
De Segunda-feira a Sexta-feira.

Últimas Notícias

Newsletter

Fique atento às nossas últimas notícias!