Bolsas de Estudo: Prefeitura, Câmara e FAP assinam termo de Cooperação

Com o objetivo de oferecer bolsas de estudos aos mais diversos alunos, os vereadores Bruno Baiano (PSB) e Cida do Carmindo (Cidadania) se encontraram nesta quinta-feira (18), com o diretor-geral da Faculdade de Piracanjuba (FAP), professor Dr. Milton Justus. O prefeito Claudiney Machado (DEM), que estava em outro compromisso, foi representado pelo secretário de Administração, Waldemir José. Também participaram os vereadores Fernando Silva, Welton Eterno, Deslley Tizil, além do secretário Executivo, Victor Hugo.

O encontro ocorreu na sede da instituição e na oportunidade foi assinado o Termo de Cooperação entre a FAP e a Prefeitura. O ato tem por objetivo assegurar a manutenção da parceria, que já prevê até 50 bolsas de estudo simultaneamente nos cursos oferecidos. A cooperação vai proporcionar diversas ações e melhorias para a gestão municipal, bem como a possibilidade da população garantir bolsas de estudo para os cursos superiores.
Durante a reunião, a vereadora Cida destacou o crescimento da FAP, enumerando os mais diversos cursos presentes na faculdade. “Desde que assumiu a direção, em abril de 2009, o professor Milton revolucionou a forma de fazer ensino. Por este motivo, buscamos a viabilização dessas bolsas para pessoas que desejam ingressar no ensino superior”, ressaltou.
Durante o encontro, o professor Dr. Milton Justus relembrou os desafios da gestão educacional e reafirmou o objetivo de proporcionar uma educação com qualidade. Destacando ainda que a medida vai proporcionar desconto nas mensalidades. “São inúmeros cursos e, claro, quem ganhará com isso será o aluno”, defendeu Justus.
O presidente da Câmara, vereador Bruno Baiano, sinalizou a possibilidade da manutenção das bolsas já pré-existentes, com o compromisso de analisar com os demais vereadores a oferta de mais bolsas para atender novas vagas. “A ideia é manter as bolsas já existentes, justamente para que nossa população tenha mais oportunidade e vamos estudar uma maneira de conseguir ofertar outras vagas”, destacou.
O acordo facilitará o ingresso ao ensino superior, uma vez que a FAP conta com uma estrutura inovadora e equipamentos de última geração, possibilitando ao aluno contato com o que há de mais moderno no ensino superior, com mais de 20 anos de tradição e referência em educação.

EMPENHO
A iniciativa começou no início deste ano, quando a vereadora Cida procurou a faculdade com o intuito de firmar o convênio. Logo após, foi apresentado pela parlamentar um Requerimento solicitando a ampliação do convênio de 50 para 150 bolsas em 2021. O último convênio celebrado com a FAP findou-se em 31 de dezembro de 2020, deixando dezenas de alunos sem condições de concluir os seus cursos superiores, inclusive neste momento de pandemia.
Ela lembrou que a solicitação veio da própria população que almeja ingressar numa faculdade, mas que nem sempre tem condições de arcar com os custos do ensino superior. “Por esse motivo procurei a direção da FAP, explanei sobre a necessidade da expansão do ensino e quando percebi que houve interesse, procuramos o prefeito Claudiney que prontamente aceitou firmar essa parceria. A ideia é incentivar a educação de nível superior. Os estudantes de Piracanjuba terão direito a bolsas de estudo”, disse Cida.

NOVOS CURSOS
A FAP conta com uma estrutura moderna, com capacidade para abrigar novos projetos e desafios, com a implantação de novos cursos previstos para os próximos anos. O Programa de expansão da instituição de ensino já conta com os novos cursos de Engenharia Civil, Biomedicina e Direito.
A faculdade, desde o início do seu projeto de expansão, se preparou para receber outros cursos. De acordo com o professor Milton, ainda está previsto a implantação do curso de Medicina. O curso precisa de uma legislação específica para que o MEC entenda que Piracanjuba está apta para receber a nova modalidade de ensino. A direção da faculdade já fez o levantamento de acordo com as exigências do MEC para que ocorra a devida autorização, um sonho da população.

INVESTIMENTO
A Faculdade, atualmente, conta com estrutura moderna e equipamentos de última geração, possibilitando ao aluno contato com o que há de mais contemporâneo no ensino superior.
A FAP conta atualmente com 35 salas de aulas equipadas com quadros brancos, sistema multimídia, ar condicionado e cadeiras confortáveis. Soma-se a estrutura, modernos laboratórios para práticas na área da saúde, educação física, engenharia civil e futuramente medicina.
A Faculdade conta ainda com auditório com capacidade para 150 pessoas, biblioteca com acervo de 12 mil exemplares, além da biblioteca virtual contendo 28 mil livros, salas invertidas para aulas mais didáticas, espaço administrativo e recepção ampla e confortável. Além de 60 notebooks à disposição dos professores e alunos durante as aulas.

Skip to content